No encerramento da Caravana da Integração, o governador Pedro Taques e a governadora de Arequipa, Yamila Osorio Delgado, assinaram acordo de cooperação entre as unidades subnacionais para a integração. No jantar de encerramento, ontem, Taques também aproveitou para apontar os frutos gerados pela iniciativa.
A partir de agora, Mato Grosso e Arequipa vão agir juntos em prol do desenvolvimento de turismo, infraestrutura e logística. Neste campo, o governador destacou que vai trabalhar politicamente para que a ferrovia bioceânica tenha um de seus ramais no Sul do Peru e os produtos do Brasil possam ser transportados por meio dos portos da Região.
Pelo acordo, Mato Grosso e o território de Arequipa se comprometem a fazer apoio recíproco ao comércio, turismo e investimentos. As duas unidades devem trocar experiências também em segurança, meio ambiente, saúde, educação, energia, emprego, sanidade animal e economia.
O acordo assinado prevê ainda a realização de intercâmbio educacional e cultural para troca de experiência entre servidores. "Queremos ficar mais perto, por isso viemos com secretários de Estado, empresários, universidades e dirigentes de entidades do setor produtivo. Não queremos apenas ficar mais perto da China, mas também do Peru".
Taques defendeu que as equipes possam fazer trocas de experiências constantemente em busca do desenvolvimento e integração. "Precisamos que as pastas ligadas ao desenvolvimento das duas unidades subnacionais se comuniquem e precisamos trabalhar para fortalecer a Zona de Integração do Centro-Oeste Sul Americano (Zicosur)".
Yamila falou da importância de Arequipa ter recebido a Caravana da Integração. Ela lembrou que a partir de agora, Mato Grosso e sua regional estão empenhados na melhoria dos serviços públicos e a efetiva integração entre os países.
"É a primeira vez que recebemos esta comitiva do Brasil que para nós é um gigante da América Latina, uma das maiores e mais fortes economias do mundo. Foi uma grande oportunidade e queremos ir também a Mato Grosso realizar uma visita com funcionários públicos e com o setor privado, que também devem nos acompanhar, para impulsionar o comércio".
Na assinatura do termo de cooperação, o gerente regional de investimentos privados, Gustavo Paredes, explicou o que Arequipa busca com Mato Grosso. "São benefícios compartilhados, primeiro Mato Grosso é a quinta economia mais popular do mundo e importante em termos de produção. Sabemos que Arequipa tem a distância mais curta entre Mato Grosso e Ásia, isso já nos dá a certeza de que podemos trabalhar juntos".
Segundo ele, para manter a competitividade no mercado externo é preciso baratear os custos da produção. "Sabemos que a logística em alguns casos pode representar entre 30 a 40% de todos os custos dos produtos e isso pode chegar no mercado em melhores condições, tanto se tratando de território quanto de distâncias, quanto nos mercados como na Ásia. Hoje não existe uma via completa tanto rodoviária, como ferroviária que permita a Mato Grosso chegar nos portos do sul do Peru. Então vamos construir esta via para que Mato Grosso chegue aos portos em condições favoráveis".