O governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), recebeu o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) -que lidera um movimento contra a Lei n° 133 do governo da Bolívia que legaliza carros irregulares no país vizinho-. qPuccinelli disse que a atitude do deputado republicano é louvável e expressa o grito de desespero da população brasileira. “Nós nos colocamos a disposição do deputado mato-grossense para que possamos somar e interceder na embaixada boliviana e no Itamarati”, declarou o governador. Pinheiro falou sobre os efeitos negativos da lei boliviana, principalmente para os estados fronteiriços como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
De acordo com Pinheiro, o governador Puccinelli selou apoio do Estado de Mato Grosso do Sul com seu estado “irmão” Mato Grosso. Para conhecimento do governador, o deputado entregou o mesmo requerimento que denuncia o patrocínio das drogas, narcotráfico, violência que a lei boliviana fomenta no Brasil e cobra atuação e comprometimento do governo brasileiro (que foi protocolado no Senado Federal) nas mãos do senador Fernando Collor de Mello, na Comissão de Relações Exteriores, em 20 de outubro deste ano.
O governador garantiu a Emanuel Pinheiro todo o apoio e expressou sua indignação. “O que o governo da Bolívia fez não se faz com país nenhum, principalmente com o Brasil que sempre respeitou a diplomacia entre os dois países”, desabafou e ainda disse que a reedição desta lei é uma tremenda ofensa à dignidade da população brasileira. Pinheiro agradeceu o apoio e a recepção do governador Puccinelli que se solidarizou com a causa.
O parlamentar salientou que o próximo passo será o encontro com deputados do Estado de Rondônia, que está previsto para o próximo dia 23. Participaram também da reunião os deputados estaduais de MS, Eduardo Rocha (PMDB), Junior Mochi (PSDB) e professor Rinaldo Modesto (PMDB).