A Rádio Assembleia Legislativa será a primeira do país a ter um projeto piloto de uma rádio FM, na frequência 89,5, com mais de 50% da programação voltada aos trabalhos do Poder Legislativo, transmitida na Rádio Câmara. O presidente do Legislativo estadual, Romoaldo Júnior, visitou as instalações a fim de verificar os novos equipamentos. “O programa piloto terá projeção nacional. Sabemos que será um grande desafio e uma oportunidade ímpar em garantir mais transparência nos serviços legislativos, aumentando o alcance da informação. Vamos garantir uma maior participação popular nos programas e entrevistas. É um grande avanço”.
O secretário de Comunicação da Casa, Osmar Carvalho, lembrou que a Assembleia Legislativa lutou durante dez anos para conseguir a abertura de uma rádio FM. Depois de muita negociação, o Estado foi contemplado com a concessão. "A rádio legislativa está passando por reforma para garantir programas de qualidade e gravações ao vivo. O local contará com três estúdios e uma redação que serão responsáveis pela edição, entrevistas, jornais e debates transmitidos ao vivo".
O Termo de Convênio foi intermediado pela Associação das TVs e Rádios das Assembleias Legislativas do Brasil (Astral), onde o superintendente da TV Assembleia, Wanderley Oliveira é o diretor técnico da entidade. Os equipamentos foram licitados pela Câmara Federal e são frutos de doação na ordem de R$ 1,1 milhão de reais, que contempla um transmissor de 10.000 Watts (FM 89,5), uma antena e um receptor via satélite da programação produzida em Brasília. Em contrapartida, a Assembleia instalará a torre de transmissão com sala refrigerada e pessoal técnico operacional e de produção local.
Atualmente, a programação da Rádio AL é interna, via site, com a divulgação de jornal institucional em diversas emissoras na capital e interior.