Mato Grosso é o 16º onde mais falta comida no ranking da insegurança alimentar de 27 Estados no levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano passado, que dividiu os lares entre aqueles com segurança e insegurança alimentar. Os classificados com segurança têm acesso regular a comida em quantidade e qualidade nutricional suficientes. O instituto dividiu as residências com insegurança alimentar como leve, com incerteza sobre acesso a comida, moderada, quando há redução da comida para os adultos e categoria grave com redução da comida também para as crianças.
A média nacional ficou em 9,4% dos lares na média, mesmo índice que o IBGE definiu em Mato Grosso. O Pará lidera com 20,3%, em segundo ficou Amapá com 18,7%, Sergipe com 18,6%, Maranhão 17,9% e em 5º Amazonas com 17,3%. O Estado onde tem menor falta de comida nos lares com índice de 3,1%. Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rondônia e Paraná fecham a lista dos lares com menor falta de alimentos.
O estudo também apontou que a insegurança alimentar caiu com aumento de repasses do governo federal para os programas sociais – Auxílio Brasil, no governo Bolsonaro, e Bolsa Família no governo Lula.