Os resultados das eleições municipais deste ano poderão pegar muitos dos candidatos de calças-curtas. Tudo por causa da conscientização dos eleitores, principalmente os jovens, que em Mato Grosso se tornaram exemplo para outros Estados.
Em citações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi informado que o programa “Brasil Eleitor” desta semana apresenta dados que a Justiça Eleitoral de Mato Grosso contabilizou 57 mil novos títulos de pessoas que irão votar nas próximas eleições de outubro. Pessoas de 16 e 17 anos não são obrigadas a votar, mas fizeram questão de comparecer aos cartórios eleitorais e participarem do processo. Atualmente, dado extra-oficial aponta o eleitorado do Estado em 1,997 milhão.
Produzido pelo TSE em parceria com a TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, o programa “Brasil Eleitor” vai ao ar na TV Justiça todos os domingos, às 21h30, com reprise às terças (10h30), quintas (13h30) e sextas-feiras (17h). A TV Justiça pode ser acessada pelos canais Sky (canal 95), Direct TV (canal 209) e Net (em Brasília é o canal 10), além do site www.tse.gov.br ou O target=_blank>www.tvjustica.gov.br.
O secretário de Informática do TRE de Mato Grosso, Ailton Lopes dos Santos Júnior, explicou que neste ano foram feitas inovações para o fechamento do cadastro nacional de eleitores e foram montados centros de atendimento em pontos estratégicos para privilegiar o cidadão.
“Trabalhamos todos os fins de semana, nos feriados e sempre estivemos prontos para atender a determinação do presidente, desembargador Leônidas Duarte Monteiro e o vice-presidente e corregedor-eleitoral, desembargador Manoel Ornellas de atender a população”, diz.
Mesmo não sabendo precisar se Mato Grosso foi o Estado que mais eleitores cresceu, Ailton Lopes, lembrou que concomitante a novas inscrições e transferências, a Justiça Eleitoral está de olho e fiscalizando para que não haja nenhuma manipulação no cadastro.