PUBLICIDADE

Mato-grossense assume diretoria do Ministério da Integração

PUBLICIDADE

O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, nomeou, nesta segunda-feira, para diretor de Promoção de Investimentos na Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério de Integração Nacional, o engenheiro sanitarista Cleber Ávila. A informação consta no “Diário Oficial da União”. Ávila ocupa atualmente a presidência da Executiva do PSB de Cuiabá.

A indicação foi uma solicitação do deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT). Durante o recesso legislativo de janeiro, o parlamentar explicou para lideranças do PSB Nacional, entre eles o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a importância da manutenção de espaço para Mato Grosso no Ministério da Integração Nacional como forma de fortalecer o desenvolvimento do Estado. A sigla é detentora da pasta com o ministro Fernando Bezerra e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marcelo Dourado.

“O partido, a Executiva Estadual e lideranças reuniram e buscaram um quadro partidário. E levou em consideração o apoio do militante às candidaturas do partido nas últimas eleições e à presidente Dilma”, avalia Valtenir. “Cleber Ávila tem firmeza partidária, participou nos últimos 15 anos da construção do partido e tem vasta formação nas áreas ambiental e de saneamento”.

Segundo Valtenir, o foco da atuação do diretor junto ao Ministério da Integração Nacional serão os Arranjos Produtivos Local (APLs), fomento ao desenvolvimento e articulação de recursos para infraestrutura de drenagem urbana, pavimentação e outras obras do setor, entre outros. No caso de Mato Grosso, trata-se do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), cujo montante previsto para este ano é de R$ 5,3 bilhões.

Ávila informa que a função institucional do ministério é reduzir as desigualdades regionais com suas políticas públicas. “Faremos a redução das diferenças regionais, atuando de maneira mais expressiva nas regiões onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e o desenvolvimento econômico e social, estão abaixo da média brasileira”, diz.

“Em relação a Mato Grosso, nossa atuação será de articular junto ao Governo do Estado, prefeitura e setores organizados da sociedade, de tal forma que o ministério possa executar suas políticas e programas. Quero dizer também que existe uma orientação, do Secretario de Desenvolvimento do Centro Oeste Dr. Marcelo Dourado, para que nossa Diretoria “Cuide”dos assuntos ligados ao MT”.

A indicação de Ávila foi avalizado pelo partido em Cuiabá, que segundo Valtenir, foi “uma análise com critério técnico e político”. O ministério dispõe de recursos em fundos para os Estados.

Além de engenheiro sanitarista, o novo diretor Cleber Ávila trabalha em projetos de habitação de interesse social e meio ambiente. Ele também é especialista em gestão ambiental e técnico em Edificações e cursa atualmente Engenharia Civil. Cleber foi diretor e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa de revitalização de bacia hidrográfica de MT é apresentada em conferência na Colômbia

Considerada a maior iniciativa de revitalização de bacia hidrográfica...

Tânia Balbinotti confirmada secretária de Saúde em Rondonópolis

O prefeito eleito, Cláudio Ferreira (PL), anunciou, ontem à...

Sinop: Caopa terá nova sede e investimento deve ser superior a R$ 4 milhões

O Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção ao Adolescente...

Prefeito anuncia chamamento de aprovados em concurso público em Lucas

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz...
PUBLICIDADE