O secretário de Estado de Planejamento, Marcos Marrafon, deverá deixar a pasta que comanda atualmente para assumir a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O governador Pedro Taques (PSDB) deverá nomear Marrafon para a nova função assim que retornar, no dia 20 deste mês, da viagem de negócios que realiza nos Estados Unidos.
Pesou a favor de Marrafon o fato de seu bom desempenho a frente da pasta atual, além de ser um dos nomes mais próximos de Taques. O futuro secretário de Educação terá pela frente uma das principais pastas do governo estadual e que possui um orçamento anual de R$ 2,3 bilhões
Atualmente, a Seduc é comandada interinamente pelo secretário do gabinete de governo, José Arlindo de Oliveira Silva. O titular da secretaria era Permínio Pinto (PSDB) que resolveu deixar o cargo após a descoberta de um esquema de fraudes em licitações na pasta que teria causado um prejuízo de R$ 56 milhões. A saída de Permínio ocorreu no início deste mês.
Em nota emitida pelo governo e também em entrevista de Taques, houve a defesa em favor de Permínio e apontamento de que ele não teria participado do esquema. O governo também ressaltou que o próprio Executivo Estadual encaminhou à Delegacia Fazendária a denúncia sobre irregularidades na Seduc, por meio do Gabinete Transparência e Combate à Corrupção (GTCC).
Conforme Só Notícias já informou, o Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) descobriu que um grupo de 23 empresários em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop estavam formaram cartel para fraudar licitações de construção e reformas de escolas e dividir as obras entre si. Eles pagavam propinas para três servidores que eram encarregados de outros procedimentos burocráticos para que fossem liberados os pagamentos pelas obras feitas. Inicialmente, a propina era de 5% e caiu para 3% a partir de outubro do ano passado. Os servidores e alguns empresários foram presos durante a operação.