Os nove vereadores de Nobres declararam nesta segunda-feira apoio à candidatura do vereador Marco Junio Mendonça, o Marquinho, candidato a presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), pela chapa 01, “Mudança com transparência”. No início da noite de segunda, Marquinho participou de uma áudio-conferência organizada pelo vereador Joel Junior, membro da chapa. Os parlamentares também ouviram da mesma forma as propostas do candidato à reeleição. Depois de ouvir os dois lados, decidiram por apoiar Marquinho.
A áudio-conferência com os vereadores de Nobres durou cerca de uma hora. Na oportunidade ele apresentou suas propostas e reafirmou que a chapa “Mudança com transparência” não tem partido. “Assim como a UCMMAT não tem partido. A UCMMAT é a representação das Câmaras Municipais e dos vereadores, independente de qual partido pertença seus dirigentes”, afirmou Marquinho.
Sobre suas propostas, ele reforçou que pretende garantir democracia e transparência na UCMMAT. Marquinho observou que a Carta de Princípios da chapa 01 prevê o fim da reeleição permanente, com mudanças no estatuto e no regimento interno para democratizar mais a entidade. “Queremos discutir isto com o conjunto dos presidentes de Câmaras e os vereadores em geral, por meio de assembléias e a realização de encontros regionais. Entendemos que a participação de todos vai democratizar e fortalecer a UCMMAT e dar mais transparência em suas ações”, afirmou o candidato a presidente.
Marquinho aproveitou para falar sobre as ações que sua diretoria pretende implementar para de fato atender os interesses e direitos dos associados. Uma delas é o fortalecimento da Assessoria Jurídica. “Um exemplo são os casos das cassações de vereadores, que não tiveram amparo político e jurídico da entidade, sendo obrigados a pagar assessorias particulares e não dispuseram nem do acompanhamento da Assessoria Jurídica da UCMMAT”, afirmou.
Outras propostas da chapa “Mudança com transparência” são: criação da Coordenação do Interior; organizar um calendário anual de encontros regionais; realizar cursos regionalizados; criação da Escola Legislativo; rever a mensalidade; definir percentual de repasse via AMM; construção da sede própria; reformulação do site da entidade; garantia de alojamentos e veículos para o vereador na capital; extinção da superintendência; e criação da Assessoria Contábil.