A ampliação no fornecimento de energia elétrica será discutida na semana que vem com produtores do município. O prefeito Marino Franz vai apresentar a proposta feita pela Cemat, em uma reunião no último dia 18, que garantiu para até maio uma solução. A preocupação do setor é com a instalação de novas indústrias no município.
A implantação de um frigorífico deve fomentar a criação de frangos e suínos, com a instalação de aviários e granjas em diversas propriedades, resultando em uma maior demanda de energia.
Uma das medidas já anunciadas é uma normativa da ANEEL, que obriga a Cemat a ter uma contrapartida no fornecimento de energia aos integrados do frigorífico. Com isso, calcula-se que haverá uma redução de cerca de 40% do valor que será investido pelos produtores.
A cobrança na ampliação do fornecimento de energia também foi feita ao governador Blairo Maggi, no mês passado. Ele sinalizou que deve buscar auxílio federal para resolver a questão, já que para aumentar os investimentos e a oferta de energia no Estado seria necessária o aumento na tarifa, o que é considerado inviável.
Marino também deve ouvir as reivindicações dos produtores e suas demandas para os próximos anos. As reuniões serão feitas nos dias 07, 08 e 09, na câmara, dividas por setores.