A Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Humberto Bosaipo (PFL), está fazendo um levantamento em todas as escolas estaduais de Mato Grosso. A intenção é ter um retrato da atual situação desses estabelecimentos de ensino, tanto na questão estrutural, quanto de pessoal e de gestão. De posse dos dados a Comissão vai desenvolver ações no sentido de buscar soluções para os problemas.
Por enquanto, a Comissão de Educação tem esbarrado em um problema: as escolas não têm atendido ao chamado para responder o questionário que embasa o trabalho. Uma das coordenadoras do trabalho, Moema de Figueiredo Leite, se diz um pouco decepcionada com a situação, pois o que a Assembléia busca é o benefício da sociedade.
O levantamento está sendo feito por meio de questionário de 19 perguntas que foi enviado a todas as escolas estaduais. As perguntas englobam todos os assuntos referentes à comunidade escolar. O questionário foi distribuído pela primeira vez em outubro do ano passado. Agora no mês de fevereiro houve novo envio do material. Moema acredita que a troca de diretores ocorrida no final de ano pode ter influenciado no pequeno índice de respostas. Por isso mesmo a Comissão de Educação está refazendo o processo.
Mas agora, além de enviar novamente o questionário, a Comissão está também ligando para todas as escolas e pedindo a colaboração. Além disso, Moema vai pessoalmente visitar as escolas de Cuiabá e Várzea Grande para falar com os diretores. Ou seja, a Comissão vai insistir no trabalho porque ele só trará benefícios para todos.