O deputado estadual Guilherme Maluf é o sexto presidente da Assembleia Legislativa a assumir o comando do governo do Estado nos últimos 30 anos. Ele governará Mato Grosso até quarta-feira (27) quando completará uma semana na função.
Maluf assumiu o Palácio Paiaguás em virtude da viagem do governador Pedro Taques (PSDB) e do vice-governador Carlos Fávaro (PSD). Ambos compõem a Caravana da Integração na busca de ações conjuntas dos países integrantes da Zona do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur).
O ato de transferência interina da chefia do Poder Executivo é previsto na Constituição Estadual. “Em casos de impedimento do Governador ou do Vice-Governador, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da chefia do Poder Executivo, o presidente da Assembleia Legislativa e o presidente do Tribunal de Justiça”.
Para o analista político João Edisom de Souza, que presta consultoria à presidência do Legislativo, é uma governança rápida em que Maluf dará continuidade às ações do governo estadual, bem como aproveitará para dar celeridades a algumas demandas do Legislativo, dentro do que foi acordado previamente com o governador Pedro Taques. “É um procedimento legal, previsto em lei, que possibilita ao gestor do Legislativo ter uma noção do que é chefiar outro Poder”.
Antes de Maluf, já assumiram o governo do Estado o deputado Mauro Savi, entre os dias 20 a 24 de outubro de 2010; Sérgio Ricardo, de 13 a 15 de dezembro de 2007; Humberto Bosaipo, de 26 de outubro a 6 de novembro de 2002; Moisés Feltrin, de 10 de fevereiro a 15 de março de 1991; e Roberto Cruz, de 18 de dezembro de 1986 a 4 de janeiro de 1987.