O novo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), confirmou, nesta quinta-feira (5), durante entrevista no Jornal do Meio Dia, o cancelamento do contrato com duas empresas, que forneciam materiais personalizados para a Casa. Os itens foram licitados no valor de R$ 4.789.800,00.
Segundo o parlamentar, houve sim um superfaturamento na licitação. “Poderia ter sido de uma outra forma e nós vamos tomar as providências necessárias para o cancelamento desse contrato”, disse. O processo licitatório foi concluído na última semana, quando o ex-deputado José Riva (PSD) ainda presidia a Casa de Leis.
Nesta quarta-feira (4), o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) subiu à tribuna na sessão ordinária vespertina e solicitou a Mesa Diretora a anulação do certame.
Entre os brindes licitados estão 500 kits de higiene bucal, cordões para crachá, saco ecológico para carro, 56 mil camisetas, medalhas e agendas em couro, enrtre outros itens. Uma das empresas vencedoras da licitação ficou com 14 lotes, avaliados em mais de R$ 4 milhões. O restante ficou com a outra.
Sobre a auditoria, o presidente da Assembleia suspendeu por 45 dias todos os contratos em vigência no Poder, para analisar a legalidade desses compromissos. Ele também anunciou a demissão de pelo menos 200 funcionários comissionados da Casa, para reduzir custos e economizar R$ 2 milhões por mês.