PUBLICIDADE

Maluf confirma intenção de disputar mesa diretora na Assembleia

PUBLICIDADE

Nos bastidores candidato ao cargo de primeiro-secretário da Assembleia Legislativa desde o final do ano passado, o presidente do Parlamento, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), assumiu o discurso de interesse em se manter na Mesa Diretora. O tucano afirma continuar defendendo a importância da alternância de poder, mas diz acreditar ser necessário mais tempo para que se conclua um ciclo iniciado por ele à frente da Casa. ‘Eu comecei algumas ações aqui dentro da Assembleia que gostaria de concluir. Para isso, tenho que estar dentro da Mesa Diretora, que é de onde saem as orientações políticas de gestão. Essas reformas que nós começamos, têm que ter continuidade. Se tiver uma interrupção, pode prejudicar aquilo que estamos preparando a Casa para suportar nos próximos anos’. Maluf afirma que as primeiras articulações pela formação de uma chapa vêm sendo construídas com o atual vice-presidente, o deputado estadual Eduardo Botelho (PSB).

A tendência é que o tucano dispute o cargo de primeiro-secretário e o socialista o de presidente. Não está descartada, contudo, uma composição com o, até agora, grupo de oposição, que vem defendendo o nome de Emanuel Pinheiro (PR) ao principal cargo da Mesa. ‘Estou trabalhando uma aproximação com o Botelho, mas não descarto nada. Daqui até setembro podem surgir outros candidatos, podem surgir composições. Eu gostaria de trabalhar também a união dessas duas chapas. Acho que a Assembleia sairia fortalecida. Vou conversar com o Emanuel, com a Janaina (Riva), com o Mauro (Savi) nesse sentido de a gente buscar um consenso. Acho que eu tenho a obrigação de tentar essa harmonia dentro da Casa’. Emanuel teve o nome lançado ao cargo de presidente no final do ano passado. O grupo que defende sua candidatura vem se posicionando como de oposição à atual Mesa, com o discurso de que o Parlamento precisaria ser menos ‘submisso’ ao Poder Executivo. Além disso, o próprio republicano tem afirmado entender que a presença de duas chapas na disputa pela Mesa não enfraqueceria em nada a imagem da Assembleia como instituição.

Data da eleição- Em meio às articulações para definição dos candidatos, os deputados têm que discutir ainda a data em que a eleição da Mesa Diretora será realizada. Duas mensagens – um projeto de resolução e uma proposta de emenda constitucional (PEC) – foram apresentadas recentemente sugerindo que o pleito seja transferido de setembro, conforme previsto atualmente, para a última sessão plenária do ano, em dezembro.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: licitação para asfaltamento em 14 bairros sai este mês

A secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon,...

Avenida de Sorriso terá trecho duplicado com R$ 14 milhões em investimentos

A prefeitura contratará empresa, mediante concorrência eletrônica, para fazer...

Câmara de Cuiabá cria novas comissões e autoriza voto híbrido em sessões

A câmara de Cuiabá aprovou hoje uma resolução que...
PUBLICIDADE