A prefeitura de Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop) lançou licitação para a compra de uma patrulha mecanizada, composta de uma pá carregadeira de rodas. O valor autorizado de investimento é superior a R$ 548,3 mil e a definição será no dia 14 deste mês.
O executivo justificou a compra salientando que o município tem cerca de 3,5 mil produtores rurais e população rural de 12 mil habitantes, portanto a máquina estimulará o “desenvolvimento dos pequenos agricultores do município, ampliando a estruturação produtiva e urbana, e a provisão de serviços públicos para redução da desigualdade socioeconômica, em múltiplas escalas”.
Além disso o público alvo direto da compra são mais de 3 mil famílias que residem nas pequenas propriedades “que produzem milho, mandioca, horticulturas, e muito produtos de origem vegetal, produtos de origem animal (carne, leite, queijo, mel e etc.), aproximadamente 6 mil pessoas serão beneficiadas diretamente”.
Também consta que atualmente o município “carece de meios para atender todas as estradas rurais em condições de trafegabilidade, beneficiando uma parcela muito grande da população, como por exemplo, as famílias que trabalham com comercialização de leite, que é um produto perecível que precisa ser escoado das propriedades rurais diariamente, necessitando de estradas em boas condições de tráfego”.