O prefeitura contratará empreiteira, na modalidade de pregão presencial, visando instalar cerca 1,1 mil lombadas e faixas elevadas em vias de tráfego espalhadas pelo município de Nova Mutum (ruas e avenidas). O edital está previsto para dia 23 e o valor investido é de R$ 469 mil em recursos próprios. O levantamento dos trechos a serem instalados ainda será divulgado. O prazo de execução é de 12 meses.
Consta no planejamento que serão construídas lombadas tipo A e B. A primeira funcionará em áreas onde seja preciso limitar a velocidade para 30 km, como vias coletoras e locais de menor movimento. Já o segundo modelo será instalado em via urbana local, cuja intenção seja reduzir a velocidade para 20 km, desde que não circulem linhas regulares de transporte coletivo. As faixas elevadas, além de agirem como redutores de velocidade, também garantem travessia de pedestres e deficientes físicos, no mesmo nível (calçada).
“Visamos controlar o grande fluxo em determinados pontos do perímetro urbano. Contudo, com a instalações, serão melhoradas as condições de trafegabilidade dos veículos, pedestres e ciclistas, e sobretudo proporciona mais segurança às pessoas”, avalia a gestão, no edital.