Dos 21 vereadores por Várzea Grande, 12 trocaram de partido durante o período da chamada ‘janela’ autorizada pelo Supremo Tribunal Federal e encerrada no ultimo sábado (2). Entre as trocas estão a de Hilton Gusmão que saiu do Pros e se filiou no DEM, sendo acompanhado por Pedro Paulo Tolares e Nilo Campos, anteriormente filiados no SD e PV, respectivamente.
Hilton, Pedro e Nilo somam a Valdemir Bernadino 'Nana' e a Joãozito de Barros e assim, conquistam a maior bancada na Câmara de Várzea Grande, com cinco cadeiras.
O PSD ganhou Jânio Calistro do Nascimento (presidente da Câmara), que deixou o PMDB para se juntar aos demais sociais democratas: Chico Curvo, Maninho de Barros e Wanderlei Cerqueira. Assim, o PSD ocupa quatro cadeiras.
O líder da Prefeita na Casa, Claido Celestino Batista 'Ferinho' trocou o Pros pelo PT do B, seguido por Gordo Goiano (ex-PTB), Sumaia Leite (ex-SD) e Leonardo Mayer (ex-Pros). Dessa forma, o Partido Trabalhista do Brasil também soma quatro cadeiras na Câmara e disputa a 2ª maior bancada com o PSD.
Os petistas Miguel Baracat e Ivan dos Santos também deixaram o Partido dos Trabalhadores. Baracat se filiou ao PSC e Ivan dos Santos ao PRB. Joaquim Antunes trocou o PMDB pelo PSDB e Miriam Pinheiro deixou o PHS e se filiou ao recém-criado PMB.
Dessa forma, o PMDB permaneceu com duas cadeiras na Casa igualando ao PSC. O PRB, o PSDB, o PMB seguem com apenas um representante cada. Porém, o PT, Pros, PHS e PV não contam mais com nenhum vereador no Parlamento várzea-grandense.