O presidente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, recebe amanhã (terça-feira) às 16 horas, em Brasília, mais de 30 prefeitos do Nortão, para tratar da pavimentação da BR-163 entre Guarantã do Norte e o porto de Santarém, no Pará.
A obra está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, com previsão de ser executada até 2010, mas os prefeitos e entidades querem uma definição do início dos trabalhos. Também devem ser debatidas as pendências que ainda estão travando o início do asfaltamento, uma delas seria a licença ambiental.
Pagot, que assumiu o órgão no mês passado, já declarou que esta será uma de suas prioridades, mas nenhuma data foi anunciada.
A conclusão da rodovia é uma luta de anos dos municípios do Nortão. É considerada o principal canal de escoamento, barateando custos e reduzindo tempo no transporte da madeira e grãos da região, além de outros produtos.
Pelo menos três datas tinham sido marcadas para a audiência, viabilizada pelo deputado Dilceu Dal Bosco, mas foram canceladas.
(Atualizada às 14h54)