O poder executivo em Alta Floresta fará procedimento licitatório estimado em R$ 16,8 milhões, dia 28 do mês que vem, para contratação de empresa especializada na manutenção de estradas vicinais e visando a otimização da trafegabilidade na área rural. Serão comtemplados cerca de 39 quilômetros nas Linhas Um, Dois e São Manoel. O certame deverá contar com apoio do ministério da Agricultura e Pecuária, via termo de convênio.
Serão realizados trabalhos de reparação corretivos e preventivos, restauração e melhorias nas estradas, além da reformulação da plataforma, recomposição do aterro e do revestimento primário, bem como a manutenção dos sistemas de drenagem. A gestão avaliou que a “falta de investimento em infraestrutura de transporte tem dificultado o escoamento da produção, aumentado os custos e prejudicado a qualidade dos produtos” e trechos criticou também tem gerado atrasos na entrega de insumos agrícolas, comprometendo o que é produzido e gerando prejuízos financeiros para os produtores.
A manutenção busca também mitigar os processos erosivos da estrada devido a transtornos e agravos no período chuvoso e possibilitar o aumento de sistemas de produção mais resilientes, com capacidade de se adaptar frente a impactos externos. A vigência contratual foi avaliada em 12 meses e os serviços deverão ter durabilidade de até 5 anos, conforme estimativa da equipe de engenharia técnica.