Cerca de 2.354 eleitores da 43ª zona eleitoral de Sorriso, também formada por Nova Ubiratã e Ipiranga do Norte, podem ter o título cancelado ainda este ano, caso não se regularizem com a Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio. Estão nesta lista aqueles que não votaram, e nem se justificaram nos três últimos turnos das duas últimas eleições. O eleitor que tiver o título cancelado, entre outras consequências, ficará impedido de votar.
Há também aqueles casos em que o eleitor deixou de votar apenas no último, ou nos dois últimos turnos, ocorridos nas eleições de outubro do ano passado. Estes não terão o título cancelado, ainda, mas mesmo assim sofrerão penalidades. “ O eleitor que não tem a quitação, não consegue tirar passaporte, não toma posse em concurso público, entre outros problemas”, explicou a chefe de cartório Andréa Fenner.
Para fazer a quitação, basta ir até o Cartório Eleitoral com o título de eleitor e um documento com foto. A partir disso a multa será gerada e após pagar, o eleitor volta ao Cartório com o comprovante e regulariza a sua situação. Quem tem o título em zona eleitoral diferente da cidade onde mora, pode fazer o procedimento em qualquer cartório do país.
Caso o eleitor já esteja com o título cancelado, o procedimento muda um pouco. “Se o título já estiver cancelado e o eleitor quiser manter o titulo na localidade em que ele pertence, ele precisará se dirigir até aquela zona, a não ser que ele queira se regularizar e já transferir, aí ele pode se regularizar e já fazer a transferência para o Cartório que ele quiser, ao mesmo tempo”, afirmou Andréa.