A importância do 1º Encontro de Gestores Municipais realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) para a integração e troca de experiências, foi deixada de lado. Grande parte de prefeitos reeleitos e eleitos preferiram utilizar o tempo para uma missão: conquistar o maior número de simpatizantes para as eleições de maio próximo quando estará em disputa a presidência da Associação, um cargo que ganhou expressão com a política municipalista do governador Blairo Maggi. Exemplo disso é o atual presidente José Aparecido dos Santos, o Cidinho de Nova Marilândia, que cumpre seu segundo mandato na instituição.
Com mais de 10 postulantes a presidência da AMM, o cargo vem se tornando uma verdadeira dor de cabeça para os grandes partidos como o PR, PMDB, DEM entre outros, pois não haverá consenso como foram as duas eleições passadas. O PR trabalha e deseja um candidato único, mas os argumentos de cada um perante os demais deixam dúvidas de quem abrirá mão da disputa em nome do consenso.
O Partido Progressista (PP) também quer trabalhar uma única candidatura e forçar um consenso entre todos já que a instituição que completa neste ano 25 anos de Fundação tem que se dedicar aos problemas de 141 cidades e atender ainda o Governo do Estado em suas tratativas com os municípios. “Acredito no consenso”, disse Cidinho.