Cerca de 70% dos atuais prefeitos vão disputar a reeleição na sucessão municipal de 2008. Foi o que demonstrou um levantamento feito pela AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios). “A nossa expectativa é de que a grande maioria, que pode ser candidato a reeleição, venha a disputar novamente a eleição”, diz o presidente da entidade e prefeito de Nova Marilândia, José Aparecido dos Santos (DEM), o Cidinho, para A Gazeta.
Mas nenhum prefeito assume, neste momento, que concorrerá a reeleição. Os prefeitos das cidades menores seguem o exemplo dos chefes dos executivos municipais das três principais cidades de Mato Grosso. No nortão, os prefeitos de Sinop e Nova Mutum, (Nilson Leitão e Adriano Xavier Pivetta) estão concluindo o segundo mandato e não podem disputar a reeleição.
Em Lucas do Rio Verde, Marino Franz (PPS) deve tentar o segundo mandato, a exemplo do prefeito sorrisense, Dilceu Rossato (PR). Ele abriria mão em prol da candidatura do vice, Luiz Carlos Nardi, mas este descartou essa possibilidade. “Posso tentar o pleito em 2012”, disse ao Só Notícias. Em Vera, o prefeito José Nilton dos Santos (PMDB) também analisa ainda a possibilidade de tentar a reeleição.
Em Santa Carmem, Rudimar Camassola, e Altamir Kurten, de Claudia, também devem ser candidatos.