PUBLICIDADE

Maia não descarta oferecer abrigo a deputados cassados para que não sejam presos

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), não descarta a possibilidade dos deputados federais cassados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), entre eles o mato-grossense Pedro Henry (PP), serem abrigados no prédio da Casa para não serem presos. O pedido de prisão imediata foi feita pela Procuradoria-Geral da República, mas depende da decisão do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa.

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, existe esta possibilidade dos deputados se "refugiarem" na Câmara dos Deputados, pois a prisão dentro do prédio só poderia ser cumprido com a expressa autorização da Polícia Legislativa. Todavia, o presidente da Câmara tentou despistar sobre o assunto, ao ser questionado pelos jornalistas.

"O senhor abrirá as portas da Câmara para oferecer abrigo aos parlamentares caso haja ordem de prisão pelo ministro Joaquim Barbosa, já que a Polícia Federal não pode entrar no prédio?", perguntou um jornalista. "Essa é uma pergunta para a qual ainda não tenho resposta", respondeu o presidente.

Mais uma vez, Maia voltou a criticar a decisão do STF que cassou, além de Pedro Henry, João Paulo Cunha (PT) e Valdemar da Costa Neto (PR-SP) por receberem dinheiro do esquema do mensalão no governo Lula. Ele reafirmou que a Constituição é clara ao estabelecer que a decisão sobre a cassação dos deputados se dará pela Câmara, depois de instalado o processo pela Mesa Diretora ou por partido. "Quem toma essa decisão é o Plenário, por voto secreto. Não se trata de discutir as penas imputadas, e sim as prerrogativas de cada um dos Poderes da República", disse, por meio da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vice-governador afirma que Mato Grosso é exemplo de sustentabilidade durante COP-16

O vice-governador, Otaviano Pivetta, destacou o equilíbrio sustentável que...

Programa de revitalização de bacia hidrográfica de MT é apresentada em conferência na Colômbia

Considerada a maior iniciativa de revitalização de bacia hidrográfica...

Tânia Balbinotti confirmada secretária de Saúde em Rondonópolis

O prefeito eleito, Cláudio Ferreira (PL), anunciou, ontem à...

Sinop: Caopa terá nova sede e investimento deve ser superior a R$ 4 milhões

O Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção ao Adolescente...
PUBLICIDADE