O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, propôs hoje, em Brasília, ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, uma parceria inédita para executar obras de infra-estrutura em 24 municípios do Estado, com populações de até 100 mil habitantes. O projeto do Governo prevê investimentos de R$ 13,9 milhões. Pela proposta, Governo e Ministério aplicariam partes iguais do orçamento previsto, cabendo a cada um R$ 6,8 milhões.
“É uma proposta que dificilmente será feita por outro governador”, disse Maggi. O ministro solicitou que sejam especificadas no projeto, as obras a serem realizadas em cada município. O governador informou que será incluída no Orçamento da União uma rubrica para viabilizar a proposta. Maggi convidou Fortes para visitar o Estado por ocasião da assinatura do convênio.
Os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, que não serão beneficiadas por essa parceria por terem populações superiores a 100 mil habitantes, serão favorecidos pela participação do Ministério das Cidades em um convênio já existente entre o Governo do Estado e o BNDES, também para obras de infra-estrutura. Desde que as prefeituras apresentem novos projetos, o Ministério poderá aplicar recursos de até duas vezes o recebido de Cide pelas prefeituras.
O prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, também esteve presente à audiência. Ele está preocupado com a deficiência de drenagem em seu município, que provoca acúmulo de água em várias regiões, no início do período das chuvas. Ele pediu para que seja acelerado o processo de liberação de recursos para resolver esse problema e a regularização de diversos assentamentos na cidade. A solicitação de recursos foi feita em abril passado.
O governador estava acompanhado dos secretários Luiz Antonio Pagot, chefe da Casa Civil; Vilceu Marcheti, de Infra-Estrutura; e Clóves Vettorato, de Desenvolvimento Rural.