A realização da Copa América de Voleibol 2008, com jogos das oito seleções participantes no ginásio poliesportivo “Aecim Tocantins”, em Cuiabá, deve representar um grande incremento no setor turístico mato-grossense, entre outros benefícios. A informação foi repassada pelo governador Blairo Maggi aos senadores e deputados federais que compõem a Comissão de Desporto e Turismo da Câmara e Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, durante mesa-redonda sobre “Turismo Sustentável e Inclusão Social” nesta sexta-feira. O acordo com a Confederação Brasileira de Voleibol foi assinado ontem à noite, logo após a inauguração do ginásio.
Em discurso para uma platéia composta também por representantes do Sistema Sesc/Senac e Confederação Nacional do Comércio, além de presidentes de Associações de Hotéis, Bares e Restaurantes e Similares, entre outros segmentos do Turismo brasileiro, Blairo Maggi falou sobre a potencialidade natural de Mato Grosso e dos investimentos feitos pelo Governo do Estado para fomentar o turismo.
“Mato Grosso tem feito um investimento bastante grande nesta área. Nós temos aqui algumas características como o Pantanal, a Floresta Amazônica, o Araguaia, Cerrado. Potenciais como Nobres que é lindo, cavernas, cachoeiras para rafting, rios e sítios arqueológicos com mais de 3 mil anos, águas termais, é um Estado muito interessante”, afirmou.
Mato Grosso apresentou um crescimento de 37% no setor de Turismo em 2006. “Nós crescemos, avançamos como todo o Brasil e acredito que o Congresso Nacional tem um papel importante de normatizar, tentar inclusive criar linhas de crédito especial para o Turismo”, destacou o governador.
Maggi pediu apoio aos deputados na aprovação de leis que agilizem recursos para o desenvolvimento do turismo e meios de diminuir a burocracia nos financiamentos junto às instituições financeiras. Ele acredita que a vinda da comissão de parlamentares para conhecer a realidade de Mato Grosso vai fazer com que os responsáveis pelas políticas
que o governo vai adotar daqui pra frente insiram o Estado nessas discussões.
Dentro dos investimentos no setor, o governador lembrou da estrada de 46 km que liga a cidade de Poconé ao Hotel, que está sendo construída em parceria com o Sesc. O secretário de desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Pedro Nadaf, acrescentou que será uma estrada- parque, modelo para locais ecológicos como o Pantanal.
O senador Jonas Pinheiro chegou junto com o governador ao Sesc Pantanal, ele é vice-presidente da Comissão do Senado e participou em seguida de um debate com os participantes da mesa-redonda.
O principal desafio do setor, segundo o presidente do Sindicato de Bares Hotéis e Similares de Mato Grosso, Luiz Nigro, é a divulgação, atrair visitantes do mundo todo para conhecer e usufruir das potencialidades de Mato Grosso. Ele elogiou a iniciativa da realização de um evento deste porte reunindo importantes formadores de opinião. “Nós vemos deputados, senadores reunidos num dos complexos mais importantes do Estado, no coração do Pantanal, que atrai turistas do mundo inteiro, isso é importante para fazer toda a população entender que Turismo é gerador de emprego e renda”, comentou Nigro.
O economista e ex-secretário de Estado, Luiz Antônio Pagot, também acompanhou a mesa-redonda.