O governador Blairo Maggi acompanhou hoje, em Bali (na parte da tarde), Indonésia, a apresentação da ministra Marina Silva (Meio Ambiente) na 13ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-13) e 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Kyoto (MOP-3), da proposta brasileira para reduzir as causas das mudanças climáticas.
Nesse momento, Maggi está participando da apresentação do projeto ‘Soja Verde’, elaborado pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e The Nature Conservancy (TNC), é uma iniciativa setorial visando a conformidade ambiental na produção de grãos.
O Brasil defende em Bali a adoção de pelo menos três linhas para as negociações daqui para frente: transferência de recursos financeiros e tecnologia dos países desenvolvidos para as nações em desenvolvimento; metas mais rígidas de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para os países ricos e ainda incentivos para países que diminuam o desmatamento e, assim, contribuam para mitigar o efeito estufa.
A expectativa dos negociadores é fechar um cronograma que tenha prazos e metas definidas para concluir, até 2009, as metas que serão cumpridas a partir de 2012.
O Brasil defende, ainda, a posição de que os países em desenvolvimento devam participar dos esforços globais por meio da adoção de políticas e medidas internas reais, verificáveis e mensuráveis, para mitigação das mudanças climáticas. Isto é, devem contribuir para os esforços globais de mudança do clima em ritmo consistente com suas peculiaridades e suas capacidades.