PUBLICIDADE

Maggi faz balanço das ações nos 34 meses de Governo

PUBLICIDADE

Numa entrevista ao vivo de aproximadamente uma hora e 45 minutos aos jornalistas, Antonio Carlos e Romilson Dourado, no programa “Terceiro Mundo”, da Rede Record de Televisão, na noite desta terça-feira, o governador Blairo Maggi falou sobre a crise do agronegócio que provocou a queda na arrecadação do Estado de Mato Grosso, mas avaliou como positivas as ações do Governo do Estado. Além de responder às perguntas dos entrevistadores, ele esclareceu dúvidas dos telespectadores e reafirmou os pilares de sua gestão baseada na honestidade, eficiência, transparência e ousadia.

Durante a entrevista, Blairo Maggi listou algumas das ações que têm transformado para melhor a vida do cidadão mato-grossense nesses 34 meses de seu governo, seja na promoção da inclusão social, ou no grande esforço institucional para a retomada do desenvolvimento econômico, com a geração de emprego e renda e a superação das dificuldades.

Num desabafo, o governador voltou a criticar a desatenção e o descaso do Governo Federal para com o Estado, que sempre contribuiu para o superavit da Balança Comercial brasileira e que agora, mais do que nunca precisa, mas não tem sido contemplado com investimentos públicos nas áreas de saneamento básico, infra-estrutura e segurança pública, entre outras.

Um exemplo desse descaso, segundo Maggi, é a questão dos recursos do BID Pantanal que continuam emperrados em Brasília. Embora o Governo do Estado esteja oferecendo uma contrapartida maior do que a prevista para a implementação do programa, existe falta vontade política do Governo Federal para a liberação dos recursos que beneficiariam toda a Baixada Cuiabana.

De acordo com a equipe de produção do programa, que foi transmitido para todo o Estado, o número de perguntas de telespectadores bateu o recorde, alcançando um total de 250 quando a média costuma girar em torno de 30 perguntas por programa.

SEGURANÇA PÚBLICA – O governador reconheceu que a estrutura de segurança pública em Ma\to Grosso ainda é pequena em relação à dimensão de Mato Grosso e às suas atribuições, tanto no seu número de efetivo quanto no de equipamentos para atender toda a demanda, mas há um esforço do Governo no sentido de melhorar esta situação.

Blairo Maggi revelou que o Estado tem se destacado no país com a experiência na modalidade de Polícia Comunitária, uma das formas que se mostra mais eficaz no combate ao crime. “Tanto que sediaremos em breve até um curso especial sobre a modalidade que contará com a participação de representantes dos Estados do Norte do país que virão conhecer nossa experiência na implantação da Polícia Comunitária”, anunciou.

FISCALIZAÇÃO INTERNA – Sobre irregularidades e corrupção de alguns ex-integrantes do Governo, Blairo Maggi destacou que a Auditoria Geral do Estado está fortalecida, tem autonomia e toda a liberdade para fiscalizar quaisquer órgãos da administração e a qualquer hora. Não cabe ao Governo o papel de julgar ou prender, mas todos os dados apurados pela Auditoria e pela Delegacia Fazendária são encaminhados ao Ministério Público que é o órgão responsável pelas providências. “Nós somos rígidos na fiscalização e preservação do patrimônio público e eu trabalho todos os dias contra a corrupção”, enfatizou.

CRISE DO AGRO NEGÓCIO – Em relação à crise do agro negócio que reduziu a arrecadação do Estado proveniente principalmente da industrias madeireira, da pecuária e da agricultura, o governador afirmou que já determinou a contenção dos gastos públicos no Governo e espera que os outros Poderes (Legislativo e Judiciário) façam o mesmo e se adaptem a essa nova realidade. Blairo Maggi destacou, no entanto, que tem esperança na reversão desse quadro de dificuldades em médio prazo, pois confia na capacidade de trabalho, criatividade e empreendedorismo dos mato-grossenses.

BALANÇO POSITIVO – O governador lembrou que mesmo antes de terminar o Governo, as metas para a construção de casas populares e estradas já foram superadas. Atualmente, mais de 20 mil casas populares foram entregues pelo Governo 2.085 quilômetros de estradas já foram asfaltadas. Somados ao asfaltamento das vias urbanas esse total passa dos 2.625 quilômetros.

EDUCAÇÃO – Na área da Educação, o governador salientou que o Governo do Estado vem recompondo as perdas salariais dos trabalhadores da Educação desde o seu primeiro ano. Além disso, a capacitação e reciclagem de professores têm merecido investimentos especiais. Das 633 escolas em condições precárias recebidas pela administração passada, o atual governo já reformou mais da metade. Tem investido na ampliação e já construiu mais de 80 novas escolas.

SAÚDE – No setor da Saúde, Blairo Maggi observou que o problema da falta de UTIs já foi solucionado, mas como a demanda no setor é grande, na medida em que outros problemas aparecem o Governo trabalha para solucioná-los. Na questão da falta de medicamentos, o governador afirmou que está estudando a possibilidade de instalação de fábricas de remédios do próprio Governo e abrir licitações internacionais como forma de combater o cartel dos fabricantes de medicamentos que forçam os preços para cima encarecendo os produtos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE