Em seu primeiro encontro com autoridades bolivianas durante a viagem a La Paz (Bolívia), o governador Blairo Maggi já estabeleceu acordos benéficos para Mato Grosso em pelo menos quatro áreas: infra-estrutura, turismo, agropecuária e energia.
Maggi se encontrou no final da manhã desta quarta-feira (15) com o ministro da Presidência da Bolívia, Juan Ramón Quintana Taborga. Durante a reunião, ficou acertado que Bolívia e Mato Grosso possuirão uma aduana que vai funcionar de forma integrada na fronteira do estado com a cidade de San Mathias (Bolívia), no distrito de Corixa.
Um outro assunto importante no projeto de integração entre Mato Grosso e Bolívia também foi tratado: o asfaltamento da rodovia Cáceres – Santa Cruz de La Sierra. Um protocolo conjunto será inscrito junto à CAF (Corporação Andina de Fomento, com sede na Venezuela), para que a instituição financie a obra. O assunto voltará a ser discutido ainda hoje pelo governador Blairo Maggi em seu encontro com o ministro de Transportes boliviano, às 18 horas.
Ainda com o ministro da Presidência, o Governo de Mato Grosso firmou termos de cooperação nas áreas de agropecuária e turismo. Em relação à primeira, duas medidas serão tomadas: Mato Grosso vai fornecer assistência técnica agrícola e estrutura de combate à febre aftosa no país vizinho; por outro lado, um frigorífico de capital mato-grossense será instalado na cidade de San Mathias. Já no setor de turismo, também foi firmado um acordo de cooperação e intercâmbio.
Mato Grosso e Bolívia estão elaborando um verdadeiro Plano de Desenvolvimento da região de Chiquitanos, que fica na fronteira com o estado. Às 15h30, o governador e sua comitiva têm um encontro com o ministro das Relações Exteriores do país vizinho do Brasil, David Choquehuanca Céspedes. Às 16h30, Blairo Maggi se encontra com o ministro de Energia e Hidrocarburos da Bolívia, para acertar uma cota maior do gás natural boliviano que chega a Mato Grosso. Hoje, a quantidade do produto boliviano que abastece Mato Grosso é de 150 mil metros cúbicos, e a meta do governo é um contrato com a estatal boliviana YPFB que possibilite pelo menos 500 mil metros cúbicos, dentro de seis meses.
Nesta quinta-feira (16), em seu encontro com o presidente da Bolívia, Evo Morales, o governador Blairo Maggi irá convidá-lo para participar da feira de livros Literamérica 2006, a ser realizada em setembro, em Cuiabá. Acompanham o governador na viagem à Bolívia os secretários Luiz Antônio Pagot (Casa Civil), Alexandre Furlan (Indústria, Comércio,Minas e Energia) e o presidente da Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), José Carlos Pagot. Também fazem parte da comitiva, a convite de Blairo Maggi, o presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado Silval Barbosa, e o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos.