PUBLICIDADE

Maggi e comitiva visitam feira internacional de alimentos na Alemanha

PUBLICIDADE

Começou ontem, em Colônia, na Alemanha, a segunda etapa da viagem internacional da comitiva mato-grossense que busca ampliar a expotação da carne mato-grossense para a Europa e derrubar barreiras para a carne bovina do Nortão. Depois de passar quatro dias na Rússia, o grupo deu início aos compromissos nos países europeus. Neste domingo, o governador Blairo Maggi se encontrou na Alemanha com o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Reinhold Stephanes que também está cumprindo agenda na Europa.

A comitiva participou da abertura da Feira Internacional de Alimentos e Bebidas de Anuga e visitou estandes de indústrias. O governador também encontrou-se com o vice-ministro da Agricultura da Alemanha, Gerd Muller e com o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Marcus Vinicius Pratini de Moraes.

A carne brasileira e, de modo especial, a mato-grossense foi novamente o assunto principal das reuniões na Alemanha. A comitiva e as autoridades estrangeiras abordaram outros temas como sanidade, rastreabilidade e questões ambientais. Conforme o secretário de Projetos Estratégicos de Mato Grosso, Clóves Vettorato, na volta ao Brasil os representantes do Governo do Estado e da cadeia produtiva da carne discutirão formas para aprimorar a qualidade dos produtos mato-grossenses. “Visitar uma feira com a dimensão de Anuga nos alerta também para buscarmos caminhos para melhorar o nosso produto, com a visão dos compradores. Não podemos ficar para trás”, afirmou o secretário.

A sanidade é a maior preocupação da União Européia em relação à carne brasileira e a idéia é exatamente trazer essa visão para a cadeia produtiva da carne em Mato Grosso. O objetivo é encontrar soluções para melhorar e garantir a exportação para o mercado europeu.

A iniciativa do governador Blairo Maggi foi elogiada do ponto de vista mercadológico pelos importadores de carne e autoridades alemãs, já que foi o único governador dos Estados Brasileiros a visitar a Feira de Anuga, a maior vitrine mundial de alimentos.

O Brasil está representado em Anuga, a principal feira mundial de alimentos, com uma participação recorde este ano: 150 empresas de setores variados, de sucos a biscoitos, passando por laticínios, vinhos e carnes, sob o slogan “Brasil. One country, Many flavours!” (Brasil.Um país, muitos sabores).

A Feira de Anuga reunirá, aproximadamente, 6 mil expositores de mais de 100 países, em uma área de 296 mil metros quadrados na cidade de Colônia, a 192 km de Frankfurt. O Pavilhão brasileiro, com 1.420 metros, abrigará empresas de café, laticínios, orgânicos, carnes bovina, de ave e suína, sucos, vinhos e cachaças, frutas, biscoitos, massas alimentícias, doces e cereais, entre outros setores.

Da Alemanha a comitiva mato-grossense segue para a Holanda, onde ficará até amanhã, de lá segue para Bruxelas, na Bélgica e termina a viagem na França, na próxima sexta-feira (19).

Acompanham o governador a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social e primeira-dama, Terezinha Maggi, o vice-presidente da Famato, Rui Prado, além de outras autoridades.

Realizada bienalmente no Cologne Exhibition Center (KoelnMesse), na cidade de Colônia, desde 1971 a Feira de Anuga está incluída no calendário oficial de feiras do governo brasileiro e há algumas edições vem contando com o apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Na última edição da Feira, em 2005, o Brasil teve a participação de 100 empresas do segmento de alimentos e bebidas numa área de 1.106,45 metros quadrados. As empresas realizaram negócios imediatos no valor de R$ 30 milhões e a expectativa de geração de negócios nos doze meses que sucederam à feira foi de R$ US$ 343 milhões.

ABIEC – É uma entidade criada para defender os interesses do setor exportador de carne bovina nos âmbitos nacional e internacional. Tratar da redução das barreiras comerciais tarifárias e não-tarifárias e promover os produtos brasileiros e a imagem do País no exterior com vistas à abertura e consolidação de mercados. Garantir a representação do setor nos fóruns nacionais e internacionais de modo a influenciar a tomada de decisões e o processo normativo e legislativo que afetam o comércio internacional de carnes bovinas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE