O presidente da Subcomissão para Acompanhamento das Obras para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, senador Blairo Maggi (PR), afirma estar otimista com o andamento dos projetos em diferentes áreas visando o Mundial de Futebol em Cuiabá. Após visitar obras de mobilidade urbana e a Arena Pantanal com uma comissão do Senado e Tribunal de Contas da União (TCU), ele ainda deu nota 9 de satisfação para o que viu.
Também participaram da comitiva o governador Silval Barbosa (PMDB) e os prefeitos Chico Galindo (Cuiabá) e Tião da Zaeli (Várzea Grande). "A parte mais difícil foi ultrapassar essa barreira da burocracia, que é mais delicada", afirmou Maggi. Ele concedeu entrevista coletiva ao lado dos demais integrantes da comitiva no próprio canteiro de obras da Arena. Em relação à possibilidade de atraso, Maggi afirmou que o mais importante é a Copa deixar um legado para os próximos anos, mesmo o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) podendo não ser entregue até a Copa.
Blairo ainda ressaltou que, mesmo tendo certa demora nas obras de mobilidade urbana, Cuiabá está na média nacional ao avaliar todos os projetos de diferentes setores. "Curitiba, por exemplo, tem bastante coisa ao se tratar de estrutura, pois a cidade já tinha isso há um certo tempo. Mas eles não estão falando a mesma coisa e o estádio não está avançado no mesmo sentido. Cuiabá é o contrário ao se tratar de mobilidade urbana, mas a Arena está bem". O estádio de Cuiabá para 2014 tem 45% do projeto prontos.
Silval também demonstrou otimismo e avaliou que a ordem de serviço para o VLT deve ser emitida na segunda-feira (04). Caso haja recurso por parte de empresas que disputam a licitação, o prazo se estenderá no máximo por mais 5 dias.
Calma – Questionado sobre o transtorno que as obras têm ocasionado, o governador Silval Barbosa pediu paciência para a população. "No dia 2, teremos 2 novas intervenções na avenida Miguel Sutil. No dia 8, será mais outra. Por isso, digo que as pessoas ainda estão bem diante de tudo o que está sendo feito. Quem conhece São Paulo sabe que poderia ser bem pior".