O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, irá se envolver pessoalmente na tentativa de evitar a saída do governador Pedro Taques dos quadros do PDT. O deputado estadual Leonardo Albuquerque (PDT) esteve reunido, ontem, em Brasília, com Lupi e este garantiu que virá a Mato Grosso, na próxima semana, realizar uma reunião com as lideranças estaduais do partido e Taques.
O parlamentar estadual lançou um movimento dentro da própria agremiação intitulado “Fica Taques”. O objetivo é afastar a possibilidade do governador sair sob a alegação de perseguição política dentro do partido. Taques e o atual presidente regional do PDT, deputado estadual Zeca Viana, entraram em atrito devido as articulações para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Viana teria se sentido desprestigiado pelo próprio colega do partido, após o governo apoiar a eleição de Guilherme Maluf para a presidência do Parlamento Estadual. Após este episódio, o deputado iniciou uma série de ataques contra o governo de Taques, o que causou um grande mal-estar entre ambos.
Devido a isso, em algumas oportunidades, o governador teria avaliado a possibilidade de deixar o partido. O prefeito de Cuiabá e presidente estadual do PSB, Mauro Mendes, já fez convite para Taques ingressar no partido e acredita na possibilidade de que se o gestor estadual deixar mesmo o PDT, o PSB pode ser a legenda escolhida.