O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentará, segunda-feira (5), o Plano BR-163, em Santarém. Dentre as novidades, já estão garantidos R$ 80 milhões em recursos para obras, sendo que os aportes podem alcançar R$ 152 milhões. O dinheiro servirá para pavimentar mais três trechos da Rodovia Santarém-Cuiabá, construir 14 pontes de concreto em municípios do Pará e do Mato Grosso e a instalar três postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Quem garante é o coordenador da Secretaria Executiva do Plano BR-163 Sustentável, do Ministério da Integração, Júlio Miragaya. Ele anunciou as medidas e a visita do presidente durante o Seminário sobre zoneamento econômico-ecológico e instrumentos de políticas públicas, sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e que encerra hoje, no auditório do Banco da Amazônia.
Serão pavimentados os trechos entre Rurópolis até Santarém, no Pará, a área da Cintura Fina, na Serra do Cachimbo, e um trecho que vai da divisa do Estado até o município de Guarantã do Norte, no Mato Grosso, o que inclui asfalto para o perímetro urbano de Novo Progresso. Em Guarantã, Novo Progresso e Campo Verde, no entroncamento da BR-163 com a BR-230, serão instalados os postos da PRF.
Miragaya ressaltou que as obras serão feitas pelos homens do 8º e 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro (BEC). Há mais de 30 anos, em 1973, os soldados das Forças Armadas rasgaram a rodovia que liga Cuiabá à Santarém. O coordenador explicou que o uso da mão-de-obra militar reduz os gastos e funciona como treinamento aos homens do BEC. Em agosto próximo, governo federal lança o edital de licitação para selecionar a empresa na parceria público-privada que vai tocar o empreendimento, considerado fundamental para economia brasileira, porque garantirá o acesso fácil aos mercados internacionais, pelo Porto de Santarém, para escoar a produção de grãos.
A seleção da construtora vai coincidir com o encerramento da temporada de chuvas na região Norte, dando condições ao início da construção em meados de abril de 2007. A pavimentação dos 1,5 mil quilômetros da BR-163 vai custar aproximadamente R$ 1,2 bilhão. Júlio Miragaya pontuou que, apesar das críticas de demora, todo o licenciamento ambiental, liberado pelo Ibama, e o estudo de viabilidade técnica, já foram concluídos. Ambos são essenciais para começar os trabalhos.