O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no final da manhã desta sexta-feira (01-02) a bancada de deputados do PMDB do Centro-Oeste e o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. Apesar de não definir valores, o Chefe do Executivo garantiu a liberação de recursos para obras de infra-estrutura na região e reafirmou o compromisso de levar os trilhos da Ferronorte até Rondonópolis. O presidente se comprometeu tamnbém em emancipar o campus da UFMT do município, criando a Universidade do Sul de Mato Grosso.
De acordo com o deputado Carlos Bezerra, único representante Mato-grossense na reunião, o Presidente foi incisivo com os dois temas. “Lula reafirmou o compromisso de levar os trilhos da Ferronorte para Rondonópolis, e este ano obras serão feitas; os processos licitatórios estão sendo encaminhados e veremos o avanço da ferrovia”, comentou o parlamentar.
Em relação à Universidade do Sul de Mato Grosso, indicação feita ao Presidente pela ex-deputada Teté Bezerra e retomada por Carlos Bezerra, Lula se mostrou favorável e disse que irá agilizar o processo no Ministério da Educação.
“A emancipação do Campus de Rondonópolis é uma antiga reivindicação do PMDB de Mato Grosso. Nesse ponto a audiência com o Presidente foi muito positiva, pois tivemos um posicionamento favorável”, revelou Bezerra.
Quanto aos recursos para obras de infra-estrutura no Centro Oeste, Lula não discutiu valores a serem investidos, mas autorizou o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a definir, junto com a bancada, obras prioritárias para serem executadas em 2008.
Além de infra-estrutura para os Estados, o Ministro foi autorizado a liberar recursos para obras de infra-estrutura urbana para os municípios. “Ainda não temos um montante que será liberado, mas o Presidente autorizou o Ministro a sentar conosco e definir obras, o que devemos fazer logo após o carnaval”, concluiu Bezerra.