PUBLICIDADE

Lula e Serra estão empatados na disputa pela presidência, diz Ibope

PUBLICIDADE

O prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparecem tecnicamente empatados em uma pesquisa sobre a intenção de votos para a presidência da República divulgada nesta quinta-feira pelo Ibope, segundo o Jornal Nacional. Lula levaria 35% dos votos enquanto Serra, 31%. O empate técnico considera a margem de erro da pesquisa, que é de 2% para mais ou para menos.
Nesta simulação, os candidatos que concorrem com Lula e Serra seriam Anthony Garotinho (PMDB-RJ), que levaria 12% dos votos; Heloísa Helena (Psol-AL), com 5%; e Cristovam Buarque (PDT-DF), com 1%. Os votos em branco ou nulos ficariam em 10% e os que não souberam ou não opinaram, em 6%.

Em um segundo cenário, o candidato pelo PSDB seria o governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Ele levaria 17% das intenções de voto contra 38% do presidente Lula. Garotinho teria 16%, Heloisa Helena, 6% e Cristovam Buarque, 1%. Votos brancos somariam 14% e indecisos, 8%.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso seria o candidato do PSDB em uma terceira simulação feita pelo Ibope. Ele ficaria com 14% dos votos contra 38 do presidente Lula. Garotinho ganharia 15%, Heloisa Helena, 8% e Cristovam Buarque, 1%. Os votos em branco seriam 16% e indecisos, 7%.

Aécio Neves foi o quarto candidato do PSDB utilizado nas simulações. Lula venceria com 39% dos votos enquanto que o tucano levaria 9%. Garotinho e Heloisa Helena empatariam em 9% e Cristovam Buarque ficaria com 2%. Brancos e nulos somariam 17% e indecisos, 7%.

Em outros dois cenários, o candidato do PMDB seria o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. Nas duas simulações ele permaneceu com porcentagem menor do que a de Heloisa Helena. Na primeira, o candidato pelo PSDB seria Alckmin, que levaria 18% dos votos. Lula ganharia com 41%; Heloisa Helena ficaria com 10%; e Buarque, com 2%. Na segunda simulação, o candidato tucano seria Serra, que ficaria com 32% das intenções de voto. Lula venceria com 38%; Heloisa Helena ganharia 8%; e Buarque, 2%.

O Ibope também considerou que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, fosse candidato por um outro partido. Ele ficaria com 1% dos votos, empatado com Cristovam Buarque. Lula teria 37%; Alckmin 16%; Garotinho, 15%; e Heloisa Helena, 7%.

A pesquisa foi encomendada pela revista IstoÉ. Foram ouvidos 2002 eleitores em 146 municípios entre os dias 12 e 16 de janeiro. O registro no Tribunal Superior Eleitoral tem o número 236/2006. A revista informou que não encomendou simulações para o segundo turno e esclareceu que, em virtude da mudança dos nomes testados, também não foi feita a evolução do desempenho dos candid

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE