PUBLICIDADE

Lula diz que vetará aumento do salário mínimo acima de R$ 380

PUBLICIDADE

Na solenidade de assinatura de proposta para valorização do salário mínimo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vetará aumento superior a R$ 380 a partir de abril de 2007, valor acertado entre o governo e as centrais sindicais.

“Se alguém tentar extrapolar o limite do que foi acordado, não tenha dúvida que eu veto, como eu vetei antes das eleições a demagogia daquele aumento que quiseram dar”, afirmou o presidente no Palácio do Planalto.

Em julho, o Congresso Nacional aprovou reajuste de 16,7% para as aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social. O presidente Lula vetou a correção, argumentando que aumentaria o déficit previdenciário.

A proposta de valorização do mínimo, resultado de um acordo entre governo e centrais sindicais, prevê que, de 2008 a 2011, o reajuste será feito com base na reposição da inflação com o Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todas as riquezas produzidas no país) do dois anos anteriores. A cada ano, o aumento será antecipado em um mês e, em 2010, ele será pago a partir de janeiro.

Na avaliação do presidente, a proposta mostra um novo padrão de relacionamento entre governo e trabalhadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE