Dirigentes do PT, PSD, PMDB, PR e PROS passaram a manhã reunidos para costurar candidatura consensual a governador, vice e senador garantido espaço para todos os partidos ficarem 'satisfeitos'. Mas houve muito pouco avanço. Logo mais, às 18hs, em Cuiabá, eles terão outro encontro para tentar a 'última cartada' e formar chapa única visando disputar o governo do Estado com o candidato de oposição Pedro Taques (PDT). Os candidatos a governador Ludio Cabral e José Riva, ambos aprovados em convenções no sábado e ontem à noite, respectivamente, vão participar, bem como com os candidatos a senador Welington Fagundes (PR) e Rui Prado (PSD).
O racha na base aliada aumentou ontem com o PR expondo que é contrário a deputada Tete Bezerra, esposa do deputado Carlos Bezerra (presidente do PMDB) ser vice de Lúdio (PT). Líderes do PR defendem que deve ser feita composição com o PSD para a sigla estar na coligação e evitar "a divisão com Riva" disputando o governo.
"Ontem à noite, o PMDB se reuniu, o governador SIlval Barbosa participou e ficou definido que o partido mantém a indicação de Tete para vice. O PR tentou mudar a indicação de vice. Nós não vamos aceitar. É posição do PMDB que é irredutível. O governador também concorda com este posicionamento", disse, ao Só Notícias, um ex-secretário estadual que é um dos líderes peemedebistas.
"Acho difícil acordo neste momento uma candidatura única. O Lúdio tem apoio de 5 partidos grandes. O Riva fez convenção ontem e tem 8 siglas. Nada impede que os dois saiam candidatos. Agora ficaria ruim mudar porque foram feitas convenções e as bases apoiaram, embora há tempo até amanhã para novas composições entre os partidos", acrescentou.
O PR ainda não escolheu os suplentes de senador do candidato Welington Fagundes justamente para compor. Mas o PSD deixou claro que não aceita suplências e lançou o ex-presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso Rui Prado ao Senado. E também não estaria interessado na vaga de vice-governador.
Com as decisões tomadas nas convenções, Mato Grosso tem, neste momento, 5 candidatos a governador: Pedro Taques (PDT), Lúdio Cabral (PT), José Riva (PSD), José Marcondes – Muvuca- (PHS), José Roberto Freitas Cavalcante (PSOL).
(Atualizada às 16:18h)