Ex-vereador Lúdio Cabral (PT) tentará garantir aval do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para validar sua candidatura ao governo pelo partido em Mato Grosso. O início da construção dessa via foi consolidado ontem, em Brasília, através de série de reuniões em ministérios e junto a líde- res petistas, no Congresso Nacional. Lúdio, acompanhado dos deputados federais Ságuas Moraes (PT) e Valtenir Pereira (Pros), também buscaram estrei- tamento de laços com o senador Blairo Maggi (PR), em encontro no gabinete do parlamentar. As articulações passaram por análise dos ministros da Casa Civil, Aloízio Mercadante e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
A construção de uma agenda com Lula deverá contar com respaldo de petistas do Congresso. Maggi confirmou a reunião com Lúdio, mas destacou que não foi apresentado a ele a intenção de audiência com o ex-presidente. A chance de ter o aval do principal líder do PT no país, não apenas encerraria teoricamente a celeuma intet na do partido no Estado, como poderia selar um entendimento do grupo da base a seu favor na corrida pelo comando de Mato Grosso.
Confiante nas possibilidades, Lúdio ponderou “que foi muito positiva a reunião com o senador Blairo Maggi, para apresentar os motivos que o levam a pleitear a condição de candidato pelo PT”. Valtenir reforçou o apoio do Pros aos planos do ex- vereador, acrescentando que “Lúdio concentra o melhor perfil de candidato ao governo porque tem uma história de luta pela população, e um programa de governo que será debatido com o povo”.
No Estado, permanece a falta de unidade no PT sobre o nome da agremiação para assumir a condição de pré-candidato ao comando do Executivo. O enfrentamento ocorre porque uma ala da sigla ainda aposta na filiação do juiz federal Julier Sebastião da Silva, para a postulação ao governo. O magistrado, que já fez parte dos quadros do PT, avalia outros convites como do PCdoB e do PR, já tendo sido aventado para migrar ao PMDB do governador Silval Barbosa.
A posição de Lúdio, de anunciar por meio de coletiva à imprensa sua disposi- ção de lutar pela chance de encabeçar chapa majoritária, provocou dissabores na corrente petista aliada ao magistrado. Apesar dos contratempos internos, negados ontem pelo próprio Lúdio, ficou alinhavada a intenção de todos, em reunião da Executiva realizada na noite de segunda-feira (10), de buscar candidatura de con- senso. Esse será o principal tema do encontro do diretório regional do PT, marcado para o próximo domingo (16), quando será discutida ainda a prorrogação do calendário dos procedimentos com vistas ao pleito geral. “Temos um projeto e acredito que não será preciso optar pelas prévias no partido”, assinala Lúdio Cabral.