A administração municipal de Lucas do Rio Verde deverá asfaltar as principais estradas na área rural. O projeto, conforme o secretário de Planejamento e Orçamento, Carlos Girotto, será nos mesmos moldes do feito na MT-449 (entre governo, prefeitura e agricultures), com a participação dos produtores, em sistema de consórcio. A previsão é que, ao final do mandato do prefeito Otaviano Pivetta, 30% das principais vias estejam asfaltadas. A primeira deve ser a da linha B-2, que liga a BR-163 até a estrada de acesso a comunidade de Campinho Verde, trecho de aproximadamente 25 km. A outra é a da comunidade do setor 11. “É uma estrada que parte da BR-163, passa pelo setor 11 e sai na 163 novamente, na altura do posto São Genaro”, diz o secretário.
“O interior do município faz parte do desenvolvimento tanto quanto a cidade. A cidade vive do ICMS (Imposto Circulação de Mercadorias e Serviços) gerado pela agricultura. As indústrias instaladas no município dependem da matéria prima produzida no interior. É da vontade desses agricultores ter estradas com boa qualidade. O que pretendemos é fazer nas principais estradas do interior, a mesma coisa que foi feita na MT-449. Ou seja, os produtores ajudando a prefeitura a asfaltar essas vias”, explica Girotto.
O projeto inicial prevê que a prefeitura entrará com 50% do valor e, os produtores, com a outra parte. A prefeitura entraria ainda com todo o maquinário necessário para pavimentação. “Hoje, o custo para arrumar uma estrada é muito alto. Em três anos se gasta o mesmo valor que seria necessário para pavimentá-la. Além do conforto e comodidades, as propriedades dos produtores serão supervalorizadas” prevê Girotto.
Conforme Girotto, uma possível cobrança de pedágio não está descartada após a conclusão do asfaltamento. “O pedágio só seria cobrado daqueles usuários que não contribuíram com a construção. O valor seria usado para a manutenção das estradas” disse.
Lucas do Rio Verde é um dos principais produtores e exportadores de grãos de Mato Grosso e líder na produção do milho safrinha.
(Atualizada às 09:02h)