Seis municípios de Mato Grosso foram premiados ontem, em Brasília, pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A premiação é em reconhecimento ao bom desempenho no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) relativos a gestão de 2007. Conforme Só Notícias antecipou, Lucas do Rio Verde foi a primeira colocada com índice de 0,611% e ficou entre as melhores do Brasil. Em segundo, no Mato Grosso, ficou Matupá, e, em terceiro, Nova Guarita.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, foi representado na solenidade pelo seu assessor Edmilson Alves. “O prêmio sem dúvida é dos maiores incentivos para os gestores”, assegurou. Os demais prefeitos não puderam comparecer à solenidade.
São José do Rio Claro, Tapurah e Nova Canaã do Norte foram os outros 3 de Mato Grosso que se destacaram.O prefeito de Nova Canaã do Norte, Antonio Luiz César de Castro, foi um dos agraciados com prêmio da CNM. Ele enalteceu a iniciativa da instituição e disse que é o primeiro prêmio nacional que o município recebe. “Para mim este prêmio é motivo de orgulho. É sinal de reconhecimento de um trabalho desenvolvido em áreas essenciais do município. Nossa meta é lutar em prol dos nossos munícipes, oferecer a eles uma melhor qualidade de vida. Vamos continuar nosso trabalho desta forma e com isso seremos reconhecidos no desenvolvimento municipal”, disse o prefeito.
Esta é a segunda edição do prêmio IRFS, que foi desenvolvido com intuito de incentivar a boa gestão por meio do controle financeiro, das aplicações e da prestação de contas. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski defende que esta é uma forma de mostrar que os municípios estão conseguindo avançar, a cada ano, no cumprimento das determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).