A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde e o Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae) protocolaram, junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), o projeto de implantação de uma nova área para tratamento e destinação dos resíduos sólidos produzidos pelo município.
De acordo com Edu Pascoski, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o projeto atende a legislação vigente, que determina que todos os municípios deverão substituir, até 2014, os atuais lixões por aterros sanitários. Pascoski revela que a escolha do local foi aprovada pela Sema e que a prefeitura aguarda, por parte do Estado, a liberação do projeto. Segundo o secretário, o novo aterro possui 10 hectares e esta localizado no km-30 da MT-338.
De acordo com o diretor do SAAE, Raimundo Dantas, além da implantação do novo aterro, o projeto contempla a desativação e a recuperação da antiga área. O diretor explica que o objetivo é construir no local o centro de triagem de materiais recicláveis que será coordenado pela cooperativa de catadores que esta sendo formada.
Segundo Dantas, além de garantir a destinação correta ao lixo produzido, o projeto visa o reaproveitamento de aproximadamente 10% do material produzido pelo município, o que dará ao novo aterro uma sobrevida maior.
O diretor destaca ainda que além de preservar o meio ambiente, o município estará investimento na geração de renda das famílias mais carentes. "A reciclagem tem o lado social tão importante quanto o lado ambiental, uma vez que dá as pessoas a oportunidade de trabalho e renda digna".