PUBLICIDADE

Lucas R. Verde: prefeitos de consórcio debatem saúde, saneamento e cultura

PUBLICIDADE

Prefeitos e secretários de municípios que compoem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa) reuniram-se, hoje, em Lucas do Rio Verde. Entre os assuntos tratados no encontro estavam saúde, saneamento, meio ambiente e cultura.

Em abril, o prefeito de Lucas, Otaviano Pivetta, participou de uma audiência, em Brasília, que tratou sobre a Ferrovia de Integração Centro-oeste (Fico) que irá interligar as cidades de Campinorte (GO) a Vilhena (RO), passando por Lucas do Rio Verde e dezenas de outros municípios e também a Ferronorte, que ligará Cuiabá a Santarém (PA).

Ele disse que está oferecendo apoio para a construção da ferrovia. "As coisas estão acontecendo e nós estamos oferecendo todo apoio para que muito em breve esses projetos sejam realizados. É a consolidação definitiva da economia e da sociedade", disse.

De acordo com a assessoria, durante a reunião, também foi apresentada a proposta de um projeto de cultura e turismo que será desenvolvido por meio do Cidesa. A ideia, segundo a gestora cultural Viviane Lozi, é fortalecer o que já existe em cada município, agregar projetos e trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de ações e captação de recursos.

Saúde ambiental e o plano de saneamento básico foram temas de palestras. A chefe da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde, Leliane Barbosa, falou sobre o fomento em educação em saúde ambiental da Funasa. "A proposta é apoiar técnica e financeiramente ações de educação nesta área. Queremos desenvolver a consciência crítica da coletividade e, com orientações e ações educativas, também esperamos melhorar a qualidade de vida da população", explicou.

Já a secretária de Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Luciane Bertinatto Copetti, palestrou sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico e a descentralização de licenciamentos. Quanto a este último, a secretária destacou a importância da qualificação das equipes, tanto de gestores quanto de técnicos, e a criação de roteiros de licenciamento. Já sobre o Plano de Saneamento, Luciane alertou para os trâmites legais e quanto ao prazo de elaboração do documento, que termina em 2014.

Estiveram presentes prefeitos, secretários e representantes de Lucas do Rio Verde, Feliz Natal, Santa Carmem, Claudia, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Vera, Ipiranga do Norte, Sorriso e Sinop. Além destes municípios, também fazem parte do consórcio as cidades de Tapurah, União do Sul e agora São José do Rio Claro que foi incluída no Cidesa depois de aprovação em plenária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE