A construção da ferrovia setentrional, com um traçado interligando Lucas do Rio Verde a Miracema, no Tocantins, também é esperado por municípios da região Norte para viabilizar e baratear o escoamento da safra. Segundo o prefeito Marino Franz (PPS), o trajeto vai ser interligado à ferrovia Carajás e Norte-Sul, permitindo o escoamento pelo porto do Maranhão. “O projeto da ferrovia é altamente viável e eu acredito que seja implantado muito mais rápido que a conclusão da BR-163 (Guarantã do Norte-Santarém)”, declarou Marino, ao Só Notícias. A produção agrícola da região, que concentra os maiores produtores de grãos do país, chega a cerca de 12 milhões de toneladas.
Pelo novo corredor haveria uma redução de até 30% nos custos para exportar os produtos do Nortão. Hoje, é necessário percorrer mais de dois mil quilômetros até chegar aos portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP), encarecendo o transporte e diminuindo a lucratividade do produtor, além do desperdício.
A obra faz parte do projeto Brasil Central, do Governo Federal, que já foi aprovado, e terá recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A proposta é sair de Miracema (TO), cortar os municípios de Confressa e Ribeirão Cascalheira (MT) e contornar a reserva do Xingú, até Lucas do Rio Verde. O início da obra vai depender da liberação de recursos. Ainda não foram mencionados prazos.