Deve ser finalizado até março o plano diretor que será apresentado em uma audiência pública no final do mês, aberta a toda a população. De acordo com a arquiteta e coordenadora da comissão, Alen Daiana Paludo, mesmo estando concluído, novas propostas poderão ser analisadas. “Vai depender se a população tiver algum questionamento ou novas propostas”, explicou, ao Só Notícias.
Esta não é a primeira audiência realizada para discussão do projeto. Desde março do ano passado o plano vem sendo elaborado por uma comissão formada por arquitetos, engenheiros, representantes de secretarias, dentre outros, e discussões são realizadas com a comunidade. “Nós já analisamos a situação atual do município e estamos elaborando todas as propostas que serão apresentadas na audiência”, declarou.
Após ser concluído, o projeto será encaminhado para aprovação da câmara. O plano normatizará o crescimento ordenado do município para os próximos anos, projetando uma população de 150 mil habitantes, definindo as regras para abertura de novos loteamentos, sistema viário, áreas verdes, industrial, de lazer, entre outros itens.
Hoje, Lucas do Rio Verde possui uma população de 28 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).