A construção da ferrovia Norte-Sul, que deverá ter um de seus ramais em Lucas do Rio Verde, será discutida em uma audiência pública, prevista para 25 de maio. A data foi marcada pelo prefeito Marino Franz, durante audiência com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. O ramal ferroviário viabilizará o escoamento mais rápido e mais barato da produção agrícola da região, que concentra grandes produtores de soja, milho, arroz e algodão. Um estudo da ANTT mostra que a região é, há bom tempo, a mais importante do país em produção de grãos e a mais carente em escoamento.
Em Mato Grosso, a ferrovia terá condições de escoar 12 milhões e 500 mil toneladas/ano quando estiver em funcionamento. Outra vantagem é a redução de custos. Estudos apontam que, atualmente, cerca de 40% são gastos com transporte. O projeto propõe saída da ferrovia de Lucas do Rio Verde até Miracema no Tocantins e Araguaína com destino a Belém e Maranhão, por onde poderá ser feito o escoamento pelo porto.
Ainda não foi fixado prazo para início das obras da ferrovia, que também deve cortar os municípios de Confressa e Ribeirão Cascalheira (MT) e contornar a reserva do Xingú, até Lucas do Rio Verde. Outros Estados da região Brasil Central serão contemplados com o projeto.