A 21ª Zona Eleitoral encerra, dia 5, a revisão de eleitores em Itanhangá e Ipiranga do Norte. Todos devem procurar os postos dos municípios, com documento de identificação, o atual título e comprovante de endereço para confirmar o alistamento. Caso não faça o procedimento até a data, terá o documento cancelado.
Até agora, segundo a analista judiciária, Marcela Ramalho Teixeira Muniz, cerca de 40% do eleitorado se recadastrou. Em Ipiranga do Norte, dos 2.395 votantes, 1.142 estão regularizados. Já em Itanhangá, 1.368 procuraram o posto para atualizar o cadastro. Até o encerramento, deve atingir 3.373 eleitores.
A revisão foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que, nas duas cidades, o número de eleitores está 85% acima do número de habitantes. Com o recadastramento, devem ser minimizadas possíveis fraudes e irregularidades, já que muitas pessoas mudam de cidade, mas não transferem seus títulos.
“Caso não consiga se regularizar nesse período, deve procurar o cartório eleitoral até 7 de maio do ano que vem”, alertou a analista. Passando desse prazo, não poderá votar na próximas eleições, em outubro de 2008, quando serão eleitos prefeitos e vereadores. O mesmo prazo vale para novos alistamentos.