Trezentos e oitenta e oito mesários trabalharão nas eleições municipais de 5 de outubro na 21ª Zona Eleitoral. Deste total, a maior parcela está localizada em Lucas do Rio Verde, onde serão 240. Em Tapurah, 72, Itanhangá 44 e Ipiranga do Norte, outros 32. Os números foram divulgados pela Justiça Eleitoral.
Voluntários são 81,95% do total. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, hoje é o último dia para os juízes eleitorais nomearem os mesários que atuarão no processo que definirá representantes para os poderes Executivo e Legislativo, mas novas convocações podem continuar acontecendo.
Em Mato Grosso, serão chamados 27.192 mil pessoas para trabalharem. Todas passarão por treinamento preparatório. Na comarca de Lucas, as datas já estão certas. Os luverdenses serão divididos em quatro turmas, e receberão as orientações entre 9 a 12 de setembro. Em Ipiranga do Norte será dia 13 de setembro. Em Tapurah e Itanhangá, dia 20.
Só Notícias apurou Lucas do Rio Verde terá 59 seções eleitorais, além de um mesa para justificativa de voto. Em Itanhangá, o eleitorado terá 11 seções, em Tapurah, 18, e Ipiranga, 8. Ainda neste mês começam a chegar as urnas de votação para cada uma. Entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral deve destinar unidades reservas, para substituírem aquelas que apresentarem defeito. Todas serão testadas e lacradas, em datas a serem acertadas.
Em todo o país, conforme o TSE, será necessária a convocação de 1.660.796 mesários, que vão trabalhar nas 400.303 seções de votação.