Morreu, esta manhã, o produtor Edvino Geller, 80 anos, pai do secretário de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Neri Geller. Ele estava internado há 2 dias, com complicações pulmonares e acabou não resistindo. O corpo será velado na câmara municipal de Lucas do Rio Verde. O sepultamento deve ocorrer amanhã à tarde.
Edvino era gaúcho Selbach(RS), foi vereador por dois mandatos no município de Modelo (SC) e teve 11 filhos. Há mais de 15 anos residia em Lucas do Rio Verde, onde foi um dos primeiros agricultores. Neri seguiu os passos do pai na política e foi vereador em Lucas, deputado federal por aproximadamente 1 ano (era suplente e assumiu vaga de titular) e, desde o início do ano, passou a ocupar o principal cargo no governo federal destinado para Mato Grosso: secretaria de Política Agrícola. Milton Geller também entrou na política e foi prefeito em Tapurah, no Nortão.
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB), líder da Minoria na Câmara dos Deputados, disse que o falecimento de Edvino é “uma grande perda para Lucas do Rio Verde e região”.
O presidente da Assembleia, Romoaldo Junior, lamentou a morte de Edvino. “Sentimos muito a perda do pai do nosso amigo e secretário de Política Agrícola Neri Geller, trabalhador que contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento deste país. Nossas condolências à família”, mencionou o presidente em exercício, deputado Romoaldo Junior (PMDB).
O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Mauro Savi (PR) apresentará moção de pesar na sessão desta tarde.
O prefeito Otaviano Pivetta também lamentou a morte de Edvino que foi um dos pioneiros do município, além de colaborar com o progresso de Lucas com suas empresas.
O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), lamentou a morte de Edvino e lembrou que conhece Neri desde ambos eram vereadores, respectivamente, de Sinop e Lucas do Rio Verde.
(Atualizada às 16h29)