PUBLICIDADE

Lucas: moradores cobram semáforos, mais guardas e sinalização no trânsito

PUBLICIDADE

Foram divulgados os dados da pesquisa "Vamos parar e Conversar", que durou 15 dias, e foi feita pela câmara municipal. 1.530 pessoas responderam questionários com três opções para escolha: implantação de semáforos, mão única nas avenidas Rio Grande do Sul e Paraná ou ainda, diminuir o número de retornos nas avenidas principais. 1.033 pessoas defendem pela implantação de semáforos na cidade. Outras 284 pessoas responderam que para melhorar o trânsito seja necessário diminuir o número de retornos nas avenidas principais e outros 213 cidadãos querem mão única nas avenidas Rio Grande do Sul e Paraná.

Entre as principais sugestões da comunidade em relação ao trânsito estão colocação de mais guardas municipais nas ruas, em locais estratégicos, e alargamento das ruas e avenidas. Também foi sugerida implantação de sinalização horizontal em alguns pontos da cidade e ampliação de campanhas educativas. Já as faixas de pedestre, em locais impróprios e mal sinalizados, e a falta de placas orientativas de trânsito estão entre as principais reclamações dos moradores que responderam a pesquisa.

Diariamente, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros são acionados para atenderem acidentes de trânsito, leves, graves e fatais em Lucas do Rio Verde. Com a intenção de reduzir o número de colisões e atropelamentos, os vereadores Eliseu Sávio Diniz e Airton Callai (PSB) resolveram saber da população as prioridades que devem ser levadas em conta na hora de fazer mudanças no trânsito.

"Queremos agradecer a todos que contribuíram na realização desta pesquisa, idealizada para atender a toda comunidade. Não podemos ver mais pessoas morrendo por ruas mal sinalizadas, imprudência e falta de informação", disse Callai. "Para nós vereadores é muito importante tornar uma idéia realidade e fizemos isso com a ajuda da população. Para o próximo ano esta prevista a contratação de um engenheiro de trânsito para direcionar as mudanças que serão implantadas e temos que levar em conta a opinião dessas 1530 pessoas que estão nas ruas todos os dias e que fazem o trajeto de suas casas para o trabalho ou escola", avalia o presidente da Câmara, vereador Airton Callai.

Os cupons preenchidos serão entregues nos próximos dias ao Executivo como forma de ajudar nas mudanças que estão previstas para o trânsito.

"Em todas as sessões ouvíamos os outros vereadores falar em acidentes que aconteciam e então resolvemos tomar a iniciativa de buscar junto a sociedade quais as alternativas que os moradores acham mais viáveis para o trânsito", explicou Eliseu.

Realidade
Lucas do Rio Verde possui 23.370 veículos. Deste total, 9.263 são motos e 14.107 carros, camionetes e caminhões. A Polícia Militar registrou, em 2009, mais de 652 acidentes e, este ano, foram 448 até o mês passado.

Já a Companhia de Corpo de Bombeiros registrou, em três meses, 112 atendimentos no trânsito. Em julho, por exemplo, foram 51, sendo que 40 deles envolviam motos. Em agosto, caiu para 34, enquanto que 21 envolveram motociclistas. Já em setembro houve 27 casos – 12 deles envolvendo motos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE