O prefeito Marino José Franz considerou que 2010, para Lucas do Rio Verde, foi um ano muito difícil devido ao período eleitoral e as restrições impostas pela lei que acabaram influenciando nos prazos para liberação de recursos para obras. Mas, houve conquistas que ele classificou como memoráveis. “Por ser um ano de eleições, tivemos muitas dificuldades para governar haja vista que os governos federal e estadual ficaram de mãos atadas e a liberação de recurso foi bastante escassa”, avaliou, em entrevista ao Só Notícias. “Mas, mesmo com todas as dificuldades, o município obteve alguns resultados expressivos. A viabilidade da construção da Ferrovia Centro Oeste, a garantia que Lucas terá um terminal (carga e descarga), foi pra mim, a grande conquista do ano. Sem dúvida, este é um feito que nos orgulha muito”, avaliou. A ferrovia ligará as regiões Araguaia e Médio Norte de Mato Grosso até o porto em Rondônia e deve ficar pronta em 4 anos.
Marino Franz destaca também a conquista do prêmio “gestor de merenda escolar” e a atualização do censo populacional atestando que o município cresceu cerca de 130% em uma década. “A constatação feita pelo IBGE que nós possuímos 45.500 habitantes foi outra grande conquista alcançada em 2010. Isso significa um incremento de aproximadamente R$ 7 milhões de repasses do FPM (Fundo de Participação do Município) no ano que vem”, comemora.
Marino apontou ainda o crescimento econômico do município, que está entre os maiores produtos de grãos so Estado, e passou de 14ª para a 6ª economia de Mato Grosso, em cinco anos, tendo um dos principais crescimentos no Estado.