A prefeitura decidiu criar o parque municipal do Córrego Xixi Bromildo Lawicsh, com área de 60 hectares, destinada para preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza ceênica, possibilitando pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. O projeto foi enviado para a câmara.
A supervisão parque será da Secretaria Municipal Agricultura e Meio Ambiente que deve coordenar as ações de implementação do parque, preservar as áreas às margens do córrego Xixi e as áreas de preservação permanente (APP), elaborar o plano de manejo do parque, planejar, orientar, apoiar, incentivar e integrar e gerenciar programas e projetos de manejo, pesquisa e educação ambiental prioritários e regulamentar a visitação do público. Tabém vai emitir autorização prévia e assegurar condições à realização de pesquisas integradas,
A prefeitura destinará, em cada exercício, recursos orçamentários para financiamento de seus projetos que visem assegurar o necessário manejo do dos recursos naturais existentes no parque
Na mensagem enviada aos vereadores, o prefeito Marino Franz expôs, que é consenso que a presença de árvores é fundamental para a manutenção do equilíbrio do ambiente. “O município de Lucas do Rio Verde tem o privilégio de ter dentro do seu perímetro urbano um rico patrimônio ambiental como o Parque do Córrego Lucas, a Área de Proteção Ambiental do Córrego Verde e a mata existente ao entorno do Córrego Xixi”. Marino também considera “a necessidade de preservar e recuperar as áreas próximas ao córrego para evitar seu assoreamento, área colaboradora para a fonte de umidade e local de recreação para a população da cidade”, acrescentando que o local é rico na flora e fauna nativas dos ecossistemas presentes nas nascentes.
Ele decidiu que a criação do parque visa “ampliar as áreas de proteção ambiental do município com o intuito de manter seu patrimônio ecológico, de seus recursos naturais e garantir a qualidade de vida da população luverdense”. O prefeito concluiu que o nome do parque, Bromildo Lawisch (pai do pioneiro Helmute Lawisch) “é uma homenagem a um grande luverdense de coração, que ao longo de sua morada em Lucas do Rio Verde, demonstrou garra e vontade de fazer uma cidade melhor para as gerações futuras”.