O pacto pela inovação em Lucas do Rio Verde focando o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade foi lançado, ontem, unindo o poder público, a sociedade civil organizada, universidades e instituições, além da iniciativa privada. Uma das missões é de, em 10 anos, ser referência em green economy, economia verde. “É um momento marcante para Lucas do Rio Verde, pois agora temos outra visão de futuro e inovação, de ser um projeto da sociedade, construído por todos. Desta forma, será construída a nossa cidade inovadora, inteligente e que vai proporcionar mais competitividade e qualidade de vida”, disse o prefeito Miguel.
O consultor que está na linha de frente do projeto Josep Miquel Piqué, explicou que “os pactos de inovação são mecanismos que temos para articular que o poder público, universidades e empresas trabalhem juntos, que cresçam com sustentabilidade, prosperidade. O pacto é a articulação entre esses agentes, um mecanismo para visão de futuro, para poder desenvolver um grande projeto a médio e longo prazo”. Pique é consultor da direção geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e membro da equipe de especialistas em Políticas de Inovação e Competitividade, da Comissão das Nações Unidas para a Europa,
Apoiam o projeto a Aliança de Inovação do Cerrado (AIC), além da Prefeitura do Lucas do Rio Verde, a Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial (Acilve), CDL, Sicredi, Unilasalle, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), governo do Estado (Secitec), OAB Lucas, Sindicato Rural e mais de 80 empresas da iniciativa privada.
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o vice-prefeito Marcio Pandolfi, secretários municipais, vereadores e demais lideranças participaram da solenidade, informa a assessoria.